Dois assuntos ganharam destaque esta semana: o acordo que impõe o fim da barreira nuclear entre Estados Unidos e Irã e o protesto de moradores do Morro do Alemão depois da morte de um menino de dez anos por PMs.
1 - Maioridade penal: Esta semana a Comissão de Constituição e Justiça da Cãmara dos Deputados aprovou a tramitação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que trata da redução da maioridade penal que passaria de 18 para 16 anos. 42 parlamentares votaram a favor e 17 contra. O projeto de lei tramita há 22 anos e agora irá para votação no Plenário da Câmara em dois turnos, caso passe o projeto irá para o Senado e caso passe irá para sanção ou veto da presidenta Dilma Rousseff.
2 - Terror islâmico: No Quênia o grupo Al Shababb assumiu a autoria de um atentado em uma universidade na capital Nairóbi onde 147 pessoas morreram. Cinco pessoas acusadas de serem suspeitas pelos ataques foram presas pela polícia.
3 - Acordo histórico: Estados Unidos, União Europeia e Irã assinaram um tratado de diminuição de enriquecimento de urânio. O acordo acontece depois de uma década de negociações e tem como objetivo evitar que o Irã desnevolva uma bomba nuclear e ao mesmo tempo aliviar as sanções impostas há mais de 35 anos.
4 - Morro do Alemão: O menino Eduardo de Jesus Ferreira de 10 anos foi morto por PMs enquanto brincava com o celular na porta de casa. A morte do garoto levou a comunidade a protestar pacificamente neste sábado. A mãe do garoto ao ver as viaturas se revoltou e teve de ser contida. O corpo do garoto será levado até o Piauí onde será enterrado neste domingo. A presidenta Dilma pediu punição para os responsáveis pelo crime.
5 - Fidel Castro: O ex- ditador de Cuba fez sua primeira aparição em público desde janeiro de 2014. Aos 88 anos Fidel demonstrou estar cheio de vitalidade e impressionou o público que o cumprimentou com apertos firmes de mão.
Imagem da semana
Em pleno 2015 ainda temos de conviver com certo tipo de mordaça. Foi o caso do técnico do Flamengo Vanderlei Luxemburgo que resolveu protestar contra a Federação de Futebol do Rio de Janeiro. Luxa foi punido com dois jogos de suspensão e como forma de protesto colocou um esparadrapo na boca em represália à suspensão.
Semana que vem tem mais.
Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.