Retrospectiva 2013: Ano pré Copa tem resgate da seleção com torcida, título, protestos e escândalos e problemas nos estádios

Kleber Nunes
By -
1
A retrospectiva 2013 está de volta depois do Natal. O ano entra em sua reta final e hoje vamos falar de Copa do Mundo. O ano que antecede a Copa foi marcado pela Copa das Confederações e os protestos que tomaram conta do país, ao mesmo tempo a seleção brasileira resgatou a confiança do torcedor. Os estádios seguem sendo construídos, mas nem todos agradaram, enfim, seguimos preparando para fazermos bonito.

O país protesta e a FIFA se assusta




Protestos contra a Copa deram o tom e nos estádios torcedores pediam um país justo e sobrou pra Dilma, vaiada na abertura do torneio junto de Sepp Blatter

Nem mesmo a FIFA esperava ver tamanhos protestos em plena Copa das Confederações. Os mainfestantes exigiam serviços como transporte, saúde e educação com Padrão FIFA, pois reclamaram dos exagerados gastos para a Copa. Assim foi nas seis sedes da Copa das Confederações. Brasília foi a primeira a sentir isso, logo na véspera. No dia do jogo entre Brasil e Japão o público vaiou tanto o presidente da FIFA Joseph Blatter como a presidenta Dilma Rousseff.

À medida que os protestos avançaram, a FIFA se sentiu acuada e chegou a ameaçar cancelar o torneio devido à onda de protestos, mas foi até o final. Antes da decisão entre Brasil e Espanha a cerimônia de encerramento foi marcada por mais um ato de protesto. Dois manifestantes fantasiados de figurantes tentaram mostrar uma faixa de protesto pedindo a anulação da privatização do Maracanã.

Erros e acertos da Copa das Confederações

- Erros: Confusão com ingressos, pois alguns receberam bilhetes diferentes dos jogos pedidos e outros foram colocados em lugares diferentes ao que não correspondiam ao setor designado.

- Problemas com mobilidade urbana: Muitos problemas de transporte, principalmente na Arena Pernambuco.

- Lanchonetes: O torcedor que foi aos estádios reclamou com os altos preços dos lanches cobrados durante a competição. Só pra se ter uma ideia um cachorro quente era vendido à R$ 6 e um copo de refrigerante custava R$ 8.

Acertos: Novas arenas, mais conforto e modernidade

- A mobilização da torcida: Nos jogos da seleção o torcedor provou seu amor à seleção e ao país. Mesmo com o protocolo da FIFA cantou o hino nacional á capela e isso foi determinante para o resgate da seleção.

A ressurreição da seleção


Seleção brasileira resgata o carinho do torcedor a um ano da Copa do Mundo

A seleção brasileira termina o ano com saldo bastante positivo. Em 19 jogos, 13 vitórias, 4 empates e 2 derrotas, mas o começo do ano não foi fácil. Luiz Felipe Scolari reestreou no comando da seleção com derrota para a Inglaterra em Wembley, seguida de dois empates contra Itália e Rússia. A primeira vitória veio em cima da fraca Bolívia, logo depois o time fez seu primeiro jogo em casa, mas empatou com o Chile por 2 x 2. Naquela ocasião dizia aqui que o Brasil não tinha time. Mas chegou junho e o time começou a se transformar, foi quando Felipão achou um modelo tático e o time enfim engrenou. Primeiro empatou com os ingleses na reinauguração do Maracanã por 2 x 2 e na semana seguinte vitória de 3 x 0 em cima da França na Arena Grêmio.

O começo da arrancada ao título da Copa das Confederações





Neymar inicia a arrancada com belo gol e Jô fecha o placar da vitória de 3 x 0 sobre o Japão em Brasília

No dia 15 de junho o estádio Mané Garrincha em Brasília foi palco da arrancada inicial rumo ao título com uma vitória convincente sobre o Japão por 3 x 0. Neymar abriu o placar com um chutaço indefensável no canto direito do goleiro japonês. Paulinho e Jô fecharam o placar. O segundo jogo foi contra o México em Fortaleza na Arena Castelão. O time interagiu tão bem que construiu uma grande vitória com gols de Neymar e Jô. O último jogo foi contra a Itália na Arena Fonte Nova e Fred começava a aparecer marcando dois gols na grande vitória por 4 x 2. Neymar e Dante fizeram os outros dois gols.



Júlio César pega pênalti, Fred e Paulinho marcam e Brasil vai à final

Na semifinal um velho conhecido, o Uruguai. De novo os fantasmas de 50 voltaram a atormentar, mas a seleção se agigantou. Logo no começo da partida os uruguaios tiveram um pênalti, mas Júlio César pegou a cobrança de Forlán. Fred abriu o placar com um gol sem jeito, mas que entrou. O Uruguai empatou com Cavani pegando a sobra depois de falha da zaga, mas no fim o Brasil chegou à vitória com Paulinho marcando de cabeça. A seleção chegava à final superando o descrédito da torcida.

A seleção que foi sinônimo de simpatia


Jogadores do Taiti estendem faixa de agradecimento: seleção da Oceania fou o saco de pancadas do torneio

Campeã da Oceania a seleção do Taiti conquistou o público brasileiro com um time em que apenas um jogava futebol profissionalmente. Estreante na competição a seleção taitiana deixou a competição como o saco de pancadas do torneio. Três partidas e 24 gols sofridos, mas por outro lado o time fez história ao marcar um gol, contra a Nigéria quando Jonathan Tehau fez o gol. Por outro lado o time levou a maior goleada da história ao perder de 10 x 0 pra Espanha no Maracanã.

A final mais esperada e o título pra impor moral






Fred inspirado marca dois e Neymar deixava sua marca. No fim a taça nas mãos de Thiago Silva. O Brasil é tetra da Copa das Confederações

30 de junho de 2013. Maracanã lotado com mais de 80 mil nas arquibancadas. O duelo entre a seleção anfitriã e a seleção da moda. Brasil e Espanha entraram em campo pro duelo mais esperado da competição. Logo com menos de dois minutos o Brasil chegou ao primeiro gol. No cruzamento da direita, Fred, mesmo caído chutou e marcou o primeiro gol. Os espanhóis sentiram e tentaram chegar ao empate e na melhor chance David Luiz tirou em cima da linha. No fim do primeiro tempo o Brasil chegou ao segundo gol em tabelinha entre Oscar e Neymar. O camisa 10 chutou forte sem chance de defesa pra Casillas. Logo no começo do segundo tempo em tabela envolvente o Brasil chega ao terceiro gol com Fred. A torcida fez a festa e a Espanha perdida em campo teve um pênalti, mas Sergio Ramos chutou pra fora e pra piorar Piqué foi expulso deixando o time com dez em campo. Depois foi só comemorar e festejar. O capitão Thiago Silva ergueu a taça aos gritos de O Campeão voltou! Iniesta ficou com a Bola de Ouro, Neymar foi eleito Bola de Prata e Paulinho ficou com a Bola de Bronze.

Depois da Copa das Confederações o Brasil jogou com a Suíça (0 x 1), Austrália (6 x 0), Portugal (3 x 1), Coreia do Sul (2 x 0), Zãmbia (2 x 0), Honduras (5 x 0) e Chile (2 x 1). O time termina o ano na oitava colocação no Ranking da FIFA.

Como foram as eliminatórias em todo o mundo

2013 foi o ano em que ficamos conhecendo os 31 países que vão jogar a Copa. O primeiro país a garantir sua classificação em campo foi o Japão. O continente asiático teve como classificados Irã, Austrália e Coreia do Sul. No continente africano as cinco vagas foram definidas nos mata matas e se classificaram as seleções de Camarões, Nigéria, Argélia, Gana e Costa do Marfm. Na CONCACAF Estados Unidos, Costa Rica e Honduras se classificaram. Na Europa se classificaram Itália, Holanda, Alemanha, Inglaterra, Bélgica, Suíça, Rússia, Espanha e a estreante Bósnia Herzegovina. Na América do Sul se classificaram Argentina, Colômbia, Chile e Equador.


Cristiano Ronaldo decidiu e Portugal elimina Suécia na repescagem europeia

As vagas restantes foram definidas nas repescagens. As seleções do México e Uruguai passaram tranquilos pela repescagem eliminando Nova Zelândia e Jordânia. Na Europa oito seleções disputaram quatro vagas. A Croácia passou pela Islândia assim como a Grécia que eliminou a Romênia. A França teve de suar pra virar o resultado diante da Ucrânia com uma vitória de 3 x 0 no Stade de France e no duelo entre Ibrahimovic e Cristiano Ronaldo, o portuga do Real Madrid levou a melhor marcando quatro gols nos dois confrontos. Assim foram conhecidos os países que disputarão a Copa

Sorteio define grupos: Brasil tem primeira fase tranquila e três campeões no grupo da morte



Fernanda Lima brilhou e sorteio determinou o destino dos grupos: Brasil tem primeira fase tranquila, mas caminho para o hexa pode complicar a partir das oitavas

No dia 6 de dezembro na Costa do Sauípe foram definidos os destinos das 32 seleções na Copa do Mundo. E o destino reservou muitas surpresas. O Grupo D acabou sendo o Grupo da Morte e nele estarão três campeões mundiais: Uruguai, Itália e Inglaterra. O Brasil ficou no grupo A e terá como adversários Croácia, México e Camarões. A estreia do Brasil será no dia 12 de junho contra a seleção croata na Arena Corinthians em São Paulo, no dia 17 é a vez do México no Castelão, mesmo local do confronto da Copa das Confederações e no dia 23 é a vez de enfrentarmos Camarões no Estádio Mané Garrincha. Caso o Brasil passe em primeiro pegaremos o segundo colocado do Grupo B, ou seja, quem ficar em segundo caso seja Espanha ou Holanda.

No sorteio dos grupos, a apresentadora Fernanda Lima chamou a atenção do mundo ao não cometer nenhuma gafe e com um vestido decotado ela se tornou a musa da Copa, bem mesmo antes de começar o evento.


A bola da Copa será a Brazuca da Adidas que terá a difícil missão de substituir a Jabulani, da Copa anterior na África do Sul. Desde a Copa de 1970 a Adidas é a fornecedora oficial das bolas usadas nos mundiais da FIFA.

Estádios são construídos, mas problemas seguem


Guindaste cede e obras no Itaquerão sofrem atraso e obra ficará pronta até abril do ano que vem

Em 2013 as arenas da Copa foram construídas, mas nem todas elas terminarão dentro do prazo estipulado pela FIFA: 31 de dezembro. Na maioria das obras teve atrasos, escândalos e também tragédias. No dia 27 de novembro a Arena Corinthians foi palco de uma delas. Durante o içamento de uma peça, o guindaste acabou caindo e dois operários morreram. O acidente fez com que a obra sofresse atraso de três meses e o Itaquerão poderá ser entregue até o dia 15 de abril, já na Arena da Amazônia em Manaus três operários morreram: um em março e dois em dezembro. Nos demais estádios as obras ficaram paralisadas por greves ou escãndalo de superfaturamento, caso da Arena Pantanal que viu as cadeiras sofrerem superfaturamento. No Maracanã o gasto foi de mais de R$ 860 milhões e as obras duraram dois anos e meio.

Novo Mané Garrincha: estádio mais caro e cheio de problemas




Estádio com o orçamento mais caro, novo Mané Garrincha teve ano cheio de partidas, mas com muitas falhas estruturais

Novo cartão postal da capital federal o Mané Garrincha foi reinaugurado em 18 de maio na partida da final do Candangão entre Brasília e Brasiliense, quando a data oficial da reinauguração deveria ser em dezembro de 2012. O estádio tem o orçamento mais elevado entre as 12 arenas da Copa. O gasto foi estimado em R$ 1,8 bilhão segundo o TCU, três vezes mais que o estimado antes da construção. Mesmo com o orçamento mais caro o estádio candango recebeu este ano várias partidas do campeonato brasileiro, jogos do Torneio Internacional de futebol feminino e a abertura da Copa das Confederações entre Brasil e Japão além do amistoso entre Brasil e Austrália. O estádio apresentou durante o ano sérios problemas com banheiros, bares, lanchonete e estrutura, pois no último domingo goteiras pingaram na arquibancada inferior, outro problema foi o gramado que veio de Neópolis, mas que foi desgastado ao longo do ano. A briga entre as torcidas de Vasco e Corinthians foi outra mancha negra apontada no ano da reinauguração do Mané Garrincha. Falhas que precisam ser corrigidas para a Copa.

Este blogueiro esteve presente em oito partidas no ano e aqui pude passar o relato de como torcer no novo estádio, fato que vai se repetir ano que vem pois estarei em duas partidas da Copa: Suíça e Equador e Brasil e Camarões. Os ingressos começaram a ser vendidos em agosto e até agora mais de 1 milhão de pessoas comprou entradas para assistir as partidas, sendo as mais procuradas a abertura e a final em 13 de julho.

Aliás ano que vem o Blog de knunes terá uma super cobertura do evento. O pacote Copa do Mundo terá séries especiais começando em abril com a História das Copas sendo passada a limpo duas vezes por semana. Em maio teremos mais séries com o raio x das 32 seleções, o perfil dos 23 convocados e a apresentação das 12 cidades sede e quando a bola rolar trarei o relato completo das partidas com uma média de 4 a 5 fotos de cada jogo. Nas partidas do Brasil colocarei uma média de 20 fotos e farei avaliação dos jogadores dando notas de 0 a 10 como foi feito durante a Copa das Confederações este ano.

A retrospectiva prossegue nesta sexta com as frases mais impactantes e as personalidades que foram destaque em 2013.

Postar um comentário

1Comentários

Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.

  1. E sete anos depois de a FIFA anunciar o evento tivemos tempo, brincamos e o saldo disso tudo: nem todos os estádios ficarão prontos no dia estipulado. E como é a cultura do jeitinho brasileiro as obras ficaão prontas em cima da hora.

    ResponderExcluir
Postar um comentário
MENSAGEM POR UM 2025 CHEIO DE ESPERANÇAS

MENSAGEM POR UM 2025 CHEIO DE ESPERANÇAS

MAIS UM ANO VAI EMBORA E OUTRO ANO CHEGA, É ASSIM E DEPOIS DE UMA VOLTA COMPLETA EM TORNO DO SOL O PLANETA TERRA COMEÇA…

By -

#buttons=(Ok, Go it!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência.Ver Agora
Ok, Go it!