Dois assuntos são destaque na semana que termina: o ataque terrorista no shopping de Nairóbi e o início da movimentação dos partidos políticos rumo à eleição do ano que vem.
1 - Ataque em Nairóbi: Quatro dias de terror causados pela milícia islâmica al Shabab levaram à morte de 135 pessoas no shopping Westgate em Nairóbi, capital do Quênia. Segundo a milícia, forças do governo lançaram armas químicas dentro do recinto causando as mortes.
2 - Eleições 2014: Ás vésperas do fim do prazo para filiação mais dois partidos políticos foram criados. O Rede Sustentabilidade, partido da ex- senadora Marina Silva e o PROS, partido que quer filiar 20 deputados federais e dois governadores foram criados, extraoficialmente. Ainda sobre eleição os irmãos Ciro e Cid Gomes deixaram o PSB, pois eles são contra a provável candidatura de Eduardo Campos à Presidência da República. E em Brasília PT e PMDB reforçaram a aliança que foi eleita em 2010 e Joaquim Roriz que foi vetado pelo DEM se filiou ao PRTB, mas poderá não concorrer devido á Lei da Ficha Limpa.
3 - Caso Amarildo: Cinco PMs foram denunciados e indiciados pelo sequestro e morte do ajudante de pedreiro Amarildo de Souza, desaparecido desde 14 de julho. O relatório será entregue ao Ministério Público na semana que vem.
4 - Síria: O Conselho de Segurança da ONU aprovou a resolução sobre o plano de eliminar todo o arsenal químico do país, mas não contém nenhuma ameaça punitiva ao ditador Bashar al Assad caso a exigência não seja cumprida.
5 - Diplomacia: 34 anos depois os presidentes dos Estados Unidos e do Irã dialogaram pela primeira vez. Barack Obama e Hasan Rohwani conversaram via telefone sobre a questão nuclear. O novo presidente iraniano tem estilo completamente inferior ao seu antecessor Mahmoud Ahmajinejad e moderadamente quer aliviar o efeito das diversas sanções impostas pela ONU.
Imagem da semana
Foi um encontro inusitado nesta sexta no Palácio do Planalto. A presidenta Dilma Rousseff conversou com seu alter ego Dilma Bolada marcando sua retomada ao Twitter. O simpatizante Jefferson Monteiro tirou a foto ao lado de Dilma e esta é a imagem da semana.
Sexta que vem tem mais.
Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.