O quadro O Mês em Resumo traz os fatos que foram destaque no mês de maio.
Um caso que chocou o mundo. Foi em Cleveland, no estado de Ohio. Três jovens foram sequestradas pelo cubano Ariel Castro e mantidas em cativeiro durante mais de dez anos. Amanda Berry, Georgina de Jesus e Michelle Knight sofreram barbaridades nas mãos desse monstro e Amanda acabou engravidando e tendo sua filha. Um descuido foi fatal para Ariel. Uma testemunha chamou a polícia e o suspeito foi preso e as três jovens foram libertadas. Final feliz de uma história de dez anos.
Aqui no Brasil o pastor Marcos Pereira foi preso por estuprar uma mulher. Ele tem seis casos de estupro sob suspeita.
Depois da carne e do suco, agora é a vez do leite sofrer com a adulteração criminosa. Em maio foi a vez do alimento sofrer adulterações. Seis lotes de cinco marcas do produto foram adulterados por formol e uréia no Rio Grande do Sul. Os lotes foram retirados do supermercado.
Pela primeira vez o Brasil comandará a OMC, a Organização Mundial do Comércio com a escolha de Roberto Azevêdo como novo diretor geral da entidade. Ele toma posse em setembro.
O advogado Luís Roberto Barroso foi indicado pela presidenta Dilma Rousseff para ser o mais novo ministro do STF. Advogado em questões polêmicas como a união homoafetiva e células tronco, o novo ministro será sabatinado no mês de junho e ainda terá tempo de participar do julgamento dos recursos interpostos pelos defensores dos condenados do escândalo do mensalão.
A MP dos Portos foi aprovada a muito custo pelo Congresso. Numa votação que durou 41 horas foi aprovada a nova lei que visa modernizar o setor portuário brasileiro.
Aécio Neves assumiu a presidência do PSDB querendo fazer com que o partido volte ao Palácio do Planalto em 2014.
Numa confusão até agora inexplicada, muita gente compareceu às agências da Caixa Econômica Federal para sacar o dinheiro do Bolsa Família em 13 cidades brasileiras. O tumulto foi causado por conta de um boato de que o programa acabaria, mas não era nada disso. A boataria causou filas intermináveis e tumultos. A Caixa se desculpou pelo ocorrido.
Numa decisão polêmica e inspiradora a atriz Angelina Jolie anuncia que passou por um processo de mastectomia, ou seja, a retirada de seus dois seios depois de um exame genético. A medida serviu para alertar ainda mais o câncer de mama, só que doze dias depois sua tia morre de câncer de mama.
O estado de Oklahoma sofreu com a série de tornados que mataram 24 pessoas na cidade americana de Moore. O governo americano mostrou agilidade no socorro às vítimas.
Na Capadócia um passeio de balão terminou com a morte de três brasileiras. O acidente ocorreu a 1700 metros de altura.
A Rede Record passa por medidas de contençao de custos. O canal promove uma onda de demissões na dramaturgia e apesar disto estreia a novela Dona Xepa. A emissora poderá terceirizar o conteúdo de seus programas. Nem mesmo o salário de Gugu Liberato, de R$ 3 milhões pagaria o salário de 600 funcionários.
Para esquecer o fiasco de Salve Jorge, a Globo estreia a novela Amor à Vida, de Walcyr Carrasco. A nova trama das nove mostrou agilidade nos primeiros capítulos e o personagem Félix, interpretado por Mateus Solano ganha as redes sociais por conta de suas falcatruas. Outra personagem que vem dando o que falar é a periguete Valdirene, de Tatá Werneck. O único ponto negativo fica por conta da música da abertura, a releitura de Maravida, de Gonzaguinha cantada por Daniel que recebe muitas críticas nas redes sociais.
O mês foi repleto de festa nos estaduais. Saíram os campeões estaduais de 2013. No Ceará, o Vozão foi o campeão, na Bahia a festa foi do Vitória, em Minas deu Atlético, em São Paulo o Corinthians fez a festa pelo seu 27º título estadual, no Rio de Janeiro o Botafogo foi campeão sem necessidade de finais, assim como o Internacional campeão gaúcho. No Paraná deu Coritiba, em Santa Catarina o campeão foi o Criciúma e em Pernambuco o Santa Cruz foi tricampeão.
Depois de ter sua inauguração adiada, o Estádio Nacional de Brasília foi inaugurado com a decisão do Candangão e o Brasiliense foi o primeiro time a festejar na nova arena ao conquistar o título do Candangão, dias depois o estádio recebeu mais de 63 mil pessoas para o jogo teste entre Flamengo e Santos pelo Campeonato Brasileiro. Também em maio foi inaugurada a Arena Pernambuco e com isso os seis estádios que serão utilizados na Copa das Confederações foram concluídos, com ressalvas.
E Neymar vai jogar no Barcelona. O Santos acabou vendendo a Joia por 18 milhões de euros e depois de nove anos com a camisa do Peixe, agora irá jogar ao lado de Messi e cia. Sua despedida do futebol brasileiro aconteceu em Brasília e sua apresentação será no começo deste mês.
Depois de quatro vices, o Bayern de Munique finalmente conquistou a Liga dos Campeões da Europa derrotando na final o Borussia Dortmund em Wembley por 2 x 1 conquistando seu quinto título. O holandês Robben foi o grande nome da conqusita bávara.
Tony Kanaan se tornou o quarto piloto brasileiro a vencer as 500 Milhas de Indianápolis, a prova mais tradicional do automobilismo americano depois de 12 tentativas, se juntando a Emerson Fittipaldi, Hélio Castroneves e Gil de Ferran na galeria dos heróis brasileiros na corrida.
O brasileiro Júnior Cigano voltou com tudo e venceu Mark Hunt pelo UFC 160, já Antonio Pezão não foi páreo para Cain Velazquez e acabou sendo derrotado por nocaute.
O Mão Santa Oscar Schmidt enfrenta agora seu jogo mais difícil, pois ele enfrenta um câncer no cérebro. Maior pontuador da história do basquete, Oscar estará em setembro no Hall da Fama, honraria concedida àqueles que fizeram algo em prol do basquete.
Ele pretendia chegar ao Brasil andando em plena Copa do Mundo, mas um atropelamento interrompeu o sonho do americano Richard Swanson, morto no dia 14 em Seattle. Ele pretendia angariar fundos para o projeto One World Football que doa bolas para crianças pobres.
O ditador Jorge Rafael Videla morreu no dia 17 na cela da prisão onde estava em Buenos Aires. Videla comandou a mais cruel ditadura da América Latina com o assassinato e desaparecimento de 30 mil pessoas nos anos 70. A ditadura na Argentina terminou em 1983.
A imprensa brasileira perdeu dois nomes que lutaram pela verdade e pela liberdade de imprensa no país. No dia 21 morre Ruy Mesquita, diretor do jornal O Estado de S. Paulo, que foi um defensor incansável pela democracia durante o regime militar e acompanhou o começo do regime de Fidel Castro em Cuba. A página 3 do jornal do dia 22 de maio apareceu com o símbolo do Ex Libris no lugar da opinião de Ruy Mesquita. No dia 26 morre Roberto Civita, diretor do Grupo Abril. Civita foi o criador de Veja, a revista semanal mais lida do país e a segunda do mundo, atrás apenas de Time.
Em junho tem mais retrospectiva mensal.
Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.