Fernando Haddad vence e PT volta a governar São Paulo depois de oito anos

Kleber Nunes
By -
2



Depois de 8 anos, o PT volta a governar o município de São Paulo. Fernando Haddad será o novo administrador da maior cidade do país a partir de 1º de janeiro de 2013. Com 95% das urnas apuradas, Haddad venceu a eleição com mais de 56% dos votos válidos contra 44% de José Serra do PSDB. Mais uma vez a força de Luís Inácio Lula da Silva fez a diferença. Como em 2010 quando Dilma Rousseff venceu a eleição presidencial sobre o mesmo Serra, a força do ex- presidente nos bastidores ao bancar sua candidatura fez de Fernando Haddad o vencedor em sua primeira eleição.

Formado em Economia e doutorado em Filosofia pela USP, Fernando Haddad tem 49 anos, casado e pai de dois filhos. Escreveu cinco livros e foi ministro da educação no governo Lula e até o começo deste ano no governo Dilma. Assumiu o cargo em julho de 2005 no auge do escândalo do mensalão que derrubou a cúpula petista. Sua passagem pelo MEC foi marcada pelas confusões no ENEM.

Para José Serra, a derrota poderá significar o fim da carreira política aos 70 anos, pois perdeu sua quinta eleição, a segunda consecutiva, já que foi derrotado por Dilma na corrida ao Palácio do Planalto. Além disso abre caminho para Aécio Neves ser o candidato dos tucanos nas eleições presidenciais de 2014.

Antes da campanha começar, Fernando Haddad era um desconhecido para os paulistanos. As alianças feitas por Lula, dentre elas a aliança com Paulo Maluf causaram mal estar em Luiza Erundina que havia sido indicada para ser a vice na chapa e em Marta Suplicy que também sonhava em disputar a prefeitura. Quando a campanha começou pra valer, Haddad tinha 3% de intenção de voto nas pesquisas, mas à medida que a campanha avançava ele subia degrau por degrau. No primeiro turno, Haddad conquistou a vaga depois que o azarão Celso Russomanno que liderava as pesquisas perdeu fôlego na reta final e ficou de fora. No segundo turno recebeu apoio de Gabriel Chalita, do PMDB enquanto que Serra recebeu apoio de Soninha Francine enquanto Russomanno se posicionou na neutralidade. A campanha no segundo turno foi marcada pela troca mútua de acusações, mas as pesquisas apontavam sempre a liderança do candidato petista.

Amanhã o prefeito eleito começa a preparar a transição com o atual prefeito Gilberto Kassab.

Postar um comentário

2Comentários

Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.

  1. As eleições em São Paulo foram disputadas e com surpresas!






    http://fcgols.blogspot.com.br/2012/10/coluna-do-patryck-eliminatorias-para.html

    ResponderExcluir
  2. E mais uma vez a eleição teve o dedo de Lula que ajudou a eleger mais um poste, assim como a Dilma. Espero que ele faça um bom governo na Prefeitura de São Paulo. Com isso o jogo de articulação para 2014 começou com Dilma, Aécio e Eduardo Campos sendo os grandes vencedores do pleito.

    ResponderExcluir
Postar um comentário
MENSAGEM POR UM 2025 CHEIO DE ESPERANÇAS

MENSAGEM POR UM 2025 CHEIO DE ESPERANÇAS

MAIS UM ANO VAI EMBORA E OUTRO ANO CHEGA, É ASSIM E DEPOIS DE UMA VOLTA COMPLETA EM TORNO DO SOL O PLANETA TERRA COMEÇA…

By -

#buttons=(Ok, Go it!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência.Ver Agora
Ok, Go it!