O mês em resumo: Crime bárbaro choca o país e democracia é abalada no Paraguai

Kleber Nunes
By -
0
Junho foi um mês repleto de acontecimentos importantes no Brasil e no mundo. Um crime bárbaro em Cotia e a democracia abalada no Paraguai foram destaques.


O que parecia um conto de fadas terminou em um crime com requintes de traição e crueldade. Marcos Matsunaga, diretor executivo da empresa de alimentos Yoki foi morto e esquartejado pela mulher, Elize Matsunaga. O crime ocorreu no dia 20 de maio, mas o Brasil ficou conhecendo o ocorrido no dia 4 de junho, quando Elize confessou o crime em detalhes. Marcos teve seu corpo todo esquartejado e levado em três malas. Elize conheceu Marcos quando era garota de programa, mas descobriu uma suposta traição de Marcos, daí o motivo do crime. O inquérito está no Ministério Público de São Paulo.


Na política, a CPI do Cachoeira teve um mês importante com os depoimentos dos governadores Marconi Perillo e Agnelo Queiroz. Ambos saíram bem, e Agnelo surpreendeu ao autorizar em pleno depoimento a quebra de seus sigilos fiscal, bancário e telefônico. A CPI acabou caindo depois que não haveriam mais o que investigar.

As eleições municipais em São Paulo ficaram mais agitadas com o anúncio do apoio de Paulo Maluf  que no passado foi chamado de ladrão por Lula a candidatura de Fernando Haddad à Prefeitura de São Paulo, gerando revolta em Luiza Erundina, que deixou a chapa para vice.


O Paraguai viveu uma crise política que abalou a democracia. Fernando Lugo acabou sendo destituído do cargo em um julgamento relâmpago por mau desempenho de suas funções. Por 39 votos, Lugo sofreu impeachment e quem assumiu o cargo foi o vice Federico Franco. O estopim de tudo isso foi o massacre de 17 pessoas na cidade de Curuguaty no dia 15. No dia 22 o Senado aprovou o processo e Lugo alegou que teve duas horas para se defender. A crise teve reação imediata na América do Sul. A maioria dos países condenou a forma rápida de como foi conduzido o processo que foi considerado um rito sumário. O país acabou sendo suspenso do Mercosul até as eleições que estão marcadas para abril do ano que vem.

No Egito, a Irmandade Muçulmana ganhou as eleições enquanto isso o ex- ditador Hosni Mubarak foi internado depois de ser condenado à prisão perpétua. No dia 19 agências tiveram de desmentir a informação de que Mubarak havia morrido, mas ele continua preso. Na Grécia, a direita venceu as eleições e assim o país consegue se manter na zona do euro.


A Rio +20, conferência organizada pela ONU aprovou o texto sem definir os principais objetivos de sustentabilidade. 188 nações estiveram presentes ao Rio de Janeiro para adotarem o documento que foi apelidado de "O futuro que queremos".


No mês dos namorados, muitos casais se separaram: Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank, Tande e Lizandra Souto e Vanessa Giácomo e Daniel de Oliveira. O astro Tom Cruise também se separou de Katie Holmes.


Na TV Record, o mês foi tumultuado. A novela Máscaras segue afundando no Ibope, o que levou a atriz Luiza Tomé a pedir pra sair. O diretor Ignácio Coqueiro deixou a direção da trama, mesmo assim a novela será encurtada e deve terminar em outubro.

Na Globo duas estreias marcaram o mês. No dia 18 estreou a nova adaptação de Gabriela, assinada por Walcyr Carrasco com Juliana Paes no papel principal. Uma semana depois, estreou o tão aguardado Encontro com Fátima Bernardes. O programa da jornalista começou bem, mas os índices caíram pela metade na primeira semana.



Nelsinho Piquet fez história ao ganhar uma corrida da Nationwide Series, segunda divisão da NASCAR. Foi em Road America. Foi a primeira vitória de um piloto brasileiro nas três divisões da categoria.


Brasília tem o melhor basquete do Brasil pelo terceiro ano seguido. O Uniceub conquistou o tricampeonato do Novo Basquete Brasil ao derrotar o São José na decisão por 78 x 62 com grande atuação de Guilherme Giovannoni. Nos últimos quatro anos, três títulos mostrando a força da capital do país no basquete.


O espanhol Rafael Nadal fez história ao conquistar pela sétima vez o título de Roland Garros em uma final que foi paralisada pela chuva. Nadal derrotou o sérvio Novak Djokovic por 3 sets a 1.


A Eurocopa contagiou os fãs de futebol durante este mês. Itália e Espanha chegaram a decisão eliminando Alemanha e Portugal.

Em junho tivemos as mortes do ex - pugilista cubano Teofilo Stevenson, tricampeão olímpico no boxe, do jornalista Ivan Lessa, que também era escritor, o cineasta Carlos Reichenbach e do americano Rodney King, pivô de um motim ocorrido em 1992. King foi covardemente agredido por policiais brancos de Los Angeles em 1991 gerando a revolta da população.

Em julho tem mais.

Postar um comentário

0Comentários

Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.

Postar um comentário (0)
MENSAGEM POR UM 2025 CHEIO DE ESPERANÇAS

MENSAGEM POR UM 2025 CHEIO DE ESPERANÇAS

MAIS UM ANO VAI EMBORA E OUTRO ANO CHEGA, É ASSIM E DEPOIS DE UMA VOLTA COMPLETA EM TORNO DO SOL O PLANETA TERRA COMEÇA…

By -

#buttons=(Ok, Go it!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência.Ver Agora
Ok, Go it!