A semana que foi marcada pela condenação de Jair Bolsonaro pela tentativa de golpe também marcou um clima de tensão em várias partes do mundo.
1 - Bolsonaro condenado: O ex-presidente Jair Bolsonaro foi condenado pelo STF em cinco crimes: tentativa de golpe de estado, abolição do estado democrático de direito, organização criminosa além de dois crimes de dano ao patrimônio público. A pena estabelecida pela primeira turma do STF é de 27 anos e 3 meses sendo 24 anos e 9 meses em regime fechado. Agora a expectativa é quando começa a valer a pena, pois ainda serão julgados os recursos e depois desse julgamento é que a pena comece a vigorar.
2 - Assassinato de Charlie Kirk: O ativista conservador Charlie Kirk foi assassinado esta semana durante evento em uma universidade em Utah. O atirador deu vários disparos e um dos tiros atingiu o pescoço de Charlie que morreu minutos depois. O atirador Tyler Robinson, de 22 anos foi preso nesta sexta feira depois de uma caçada de 33 horas.
3 - Crise na Argentina: O governo de Javier Milei sofreu uma derrota impactante na eleição legislativa na província de Buenos Aires para o grupo de coalizão Força Pátria do peronista Axel Kicillof e a derrota acontece em meio a crise envolvendo sua irmã Karina em um escândalo de corrupção. A derrota mexeu com o mercado financeiro com queda das ações e o dólar disparando
4 - Crise na França: O primeiro ministro François Bayrou perdeu o cargo na França ao perder no Parlamento que rejeitou o orçamento do governo francês pra 2026 e decidiu entregar uma carta de renúncia ao presidente Emmanuel Macron. Bayrou completou um ano no cargo em agosto e se tornou o quarto premier a cair em dois anos e ele sucedeu a Michel Barnier.
5 - Crise no Nepal: A onda de protestos no Nepal liderada por manifestantes da Geração Z por causa do bloqueio às redes sociais acabou por levar ao chão o governo do país. Os jovens atearam fogo em edifícios do governo e em casas de ministros. Por conta disso o parlamento do país foi dissolvido e o primeiro ministro renunciou ao mandato. Novas eleições foram marcadas e vão acontecer em março de 2026. Os protestos mataram 51 pessoas e mais de 1800 foram detidas.
Imagem da semana
E é do Nepal a imagem dessa semana e mostra um dos prédios governistas pegando fogo literalmente.
Semana que vem o quadro retorna.







Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.