Retrospectiva 2017: Como foi o ano no planeta bola

Às vésperas do Natal a Retrospectiva 2017 chega neste sábado falando de futebol.

Quem fez a festa nos estaduais








Os campeonatos estaduais foram disputados no começo do ano e foram estes os campeões:

- Brasília: O Brasiliense foi campeão em cima do Ceilândia. Foi o nono título da história do Jacaré
- Bahia: O Vitória conquistou o bicampeonato em cima do Bahia, 29º da história
- Pernambuco: O Sport chegou ao seu 41º estadual da história ao vencer na decisão o Salgueiro e nesse jogo foi implantado o árbitro de vídeo;
- Ceará: Deu Vozão que levou o 44º estadual da história;
- Goiás: O Goiás conquistou o tricampeonato consecutivo e o 27º da história
- Paraná: O Coritiba levou seu 38º título estadual na história derrotando o Atlético Paranaense;
- Santa Catarina: A Chapecoense conquistou seu sexto estadual e o bicampeonato derrotando o Avaí
- Rio Grande do Sul: O campeão foi o Novo Hamburgo, conhecido como Noia, título inédito conquistado nos pênaltis diante do Internacional;
- Minas Gerais: O campeão foi o Atlético Mineiro pela 44ª vez e em cima do Cruzeiro;
- São Paulo: O Corinthians conquistou seu 28º estadual da história com duas vitórias sobre a Ponte Preta 40 anos depois da primeira final entre as duas equipes;
- Rio de Janeiro: O Flamengo conquistou seu 34º estadual vencendo duas vezes o Fluminense.

Outros campeões estaduais: Atlético Acreano (bicampeão no Acre), CRB (tricampeão alagoano), Manaus (campeão inédito no Amazonas), Santos - AP (campeão no Amapá), Atlético Itapemirim (campeão inédito no Espírito Santo), Sampaio Correa (campeão maranhense), Cuiabá (campeão no Mato Grosso), Corumbaense (campeão no Mato Grosso do Sul), Paysandu (bicampeão paraense e pela 47ª vez), Botafogo da Paraíba (campeão paraibano), Altos (campeão piauiense), ABC (bicampeão potiguar e pela 54ª vez), Real Ariquemes (campeão inédito em Rondônia, São Raimundo (bicampeão em Roraima), Confiança (campeão pela 21ª vez em Sergipe) e Interporto (campeão no Tocantins).

Os campeões pela Europa


Na Europa foram estes os campeões nacionais nas principais ligas:

- Champions League: Deu Real Madrid que chegou ao 12º título da história em cima da Juventus da Itália
- Bundesliga (Alemanha): O Bayern de Munique foi campeão pela 27ª vez
- La Liga (Espanha): O Real Madrid interrompeu a série de cinco conquistas seguidas do Barcelona
- Premier League (Inglaterra): Pela sexta vez na história o Chelsea se sagrou campeão
- Serie A (Itália): A Juventus foi hexacampeã de forma antecipada
- Ligue 1 (França): O campeão foi o Monaco que voltou a ganhar depois de 17 anos.


Cristiano Ronaldo foi decisivo e Real derrotou o Grêmio na final do Mundial de Clubes

No Mundial de Clubes em dezembro nos Emirados Árabes deu Real Madrid. O time espanhol com seu elenco estelar passou por um sufoco na semifinal diante do Al Jazira, saiu atrás com o gol de Romarinho, mas no segundo tempo virou com gols de Cristiano Ronaldo e Gareth Bale e se classificou pra decisão contra o Grêmio que havia vencido o Pachuca. O time gaúcho tentou, mas o Real teve mais posse de bola e domínio da partida chegando ao gol em cobrança de falta de Cristiano Ronaldo onde a barreira abriu e a bola morreu no fundo do gol de Grohe. Este foi o sexto título mundial do Real Madrid e o décimo da Espanha se igualando ao Brasil em número de conquistas por país.

O jogador mais caro do mundo


Neymar saiu do Barcelona para jogar no PSG como o jogador mais caro da história

Na maior transação da história Neymar trocou o Barcelona pelo Paris Saint Germain. Ele trocou o lado de coadjuvante de Messi para se tornar protagonista elevando o nível do campeonato francês. Para ter o craque os franceses desembolsaram 222 milhões de euros (mais de 820 milhões de reais) depois de uma polêmica negociação. Nesses primeiros meses no clube o brasileiro foi alvo de uma polêmica com o uruguaio Cavani que chegou a brigar com o brasileiro por causa de um pênalti, mas tudo não passou de um mal entendido.

Sucesso inglês na base



Inglaterra leva os dois mundiais na base e revela uma boa safra pro futuro

Nas categorias de base a Inglaterra levou os dois mundiais disputados neste ano: ganhou o Sub 20 e o Sub 17 com uma nova safra de jogadores. No Sub 20 disputado em junho na Coreia do Sul o título inédito veio em cima da surpreendente Venezuela que chegou pela primeira vez na história à uma final de um torneio da FIFA e os ingleses venceram por 1 x 0. Em outubro veio outro título inédito, desta vez no sub 17 disputado na Índia com direito à goleada em cima da Espanha por 5 x 2. Nesse título destaque para Foden, o melhor jogador do torneio e Brewster, artilheiro da competição. O Brasil não se classificou no sub 20 pois foi eliminado de forma vergonhosa no sul americano em fevereiro, mas no sub 17 fez uma boa campanha e só foi parado na semifinal diante dos ingleses, mesmo assim terminou em terceiro lugar com destaque para Brasão, eleito o melhor goleiro do torneio.

Imortal Rei da América


Grêmio se sagra tri da Libertadores com grande campanha sob o comando de Renato Gaúcho

A América voltou a ser azul 22 anos depois. O Grêmio se sagrou tricampeão da Libertadores derrotando duas vezes o Lanús da Argentina na final. Foi a mais longa edição do torneio que durou o ano todo começando em janeiro e terminando em novembro. Oito equipes brasileiras participaram da disputa. Botafogo e Atlético Paranaense passaram por duas fases antes de entrarem na fase de grupos. Quando começou a fase de grupos seis das oito equipes avançaram ficando o Flamengo e a Chapecoense. A Chape só não avançou devido à escalação irregular de um jogador e ficou pelo caminho e o Flamengo tomou a virada do San Lorenzo no minuto final e foi eliminado pela terceira vez seguida na fase de grupos. Nas oitavas Atlético Mineiro e Palmeiras foram eliminados por Jorge Wilstermann e Barcelona do Equador respectivamente, o Santos passou pelo Atlético Paranaense em duelo doméstico e o Botafogo eliminou o Nacional do Uruguai enquanto o Grêmio eliminou o Godoy Cruz da Argentina. Nas quartas o Santos encarou o Barcelona do Equador e acabou sendo eliminado em plena Vila Belmiro enquanto Botafogo e Grêmio fizeram um duelo doméstico equilibrado e decidido na volta com o gol de Lucas Barrios para o time gaúcho que avançava à semifinal e no jogo de ida um baile em cima do carrasco de times brasileiros com direito à uma defesa espetacular de Marcelo Grohe: 3 x 0 calando o estádio de Guayaquil, na volta o time perdeu por 1 x 0, mas se classificou com sobras para a final, já o Lanús precisou suar pra chegar à decisão, pois perdeu o primeiro jogo por 1 x 0, mas no segundo venceu por 4 x 2 numa reação espetacular e depois de estar perdendo por 2 x 0. A final foi disputada em dois jogos. No jogo de ida em Porto Alegre o Grêmio venceu com gol de Cícero, na volta o time gaúcho acabou com o jogo no primeiro tempo com dois golaços de Fernandinho e Luan pra depois administrar a vantagem e levantar a taça pela terceira vez.

Independiente é bi da Sul Americana



Time argentino festeja título em final manchada por arruaça de torcedores do Flamengo

A Copa Sul Americana ganhou importância e assim como a Libertadores foi estendida por toda a temporada. O Brasil só entrou na segunda fase com seis times e Cruzeiro e o São Paulo foram eliminados: os mineiros perderam nos pênaltis pro Nacional do Paraguai e o tricolor paulista caiu diante do modesto Defensia Y Justicia da Argentina com um empate em pleno Morumbi. Na fase seguinte Flamengo e Chapecoense entraram na competição e todos os times seguiram, mas nas oitavas ficaram pelo caminho a Ponte Preta (eliminada pelo Sport), a Chapecoense (eliminada pelo Flamengo) e o Corinthians (eliminado pelo Racing da Argentina). Sport, Fluminense e Flamengo seguiram no torneio. O Sport foi eliminado ao perder para o Junior de Barranquilla e tivemos dois Fla Flus sensacionais, no primeiro jogo deu Flamengo e no segundo o Fluminense iria ficar com a vaga, mas o Flamengo reagiu e empatou em 3 x 3 se classificando para a semifinal contra o Junior e o rubro negro venceu os dois jogos (2 x 1 de virada no Rio e 2 x 0 na Colômbia). A decisão foi contra o Independiente da Argentina. No jogo de ida o rubro negro saiu na frente, mas tomou a virada e no Maracanã os argentinos seguraram a pressão e com o empate por 1 x 1 levaram o título pela segunda vez na história. O lado negativo foi a barbárie e a violência de vândalos que se dizem torcedores do Flamengo promovendo arruaça nas imediações do Maracanã. A Conmebol deve aplicar uma punição para o clube carioca.

Londrina vence a Primeira Liga


Londrina conquista Primeira Liga em torneio sem empolgar o torcedor

Em sua segunda edição a Copa da Primeira Liga não empolgou o torcedor e o campeão foi o Londrina que derrotou na final o Atlético Mineiro nos pênaltis por 4 x 2 depois de 0 x 0 nos 90 minutos.

Cruzeiro pinta de azul a Copa do Brasil


Cruzeiro vence a Copa do Brasil pela quinta vez e se iguala ao Grêmio

O Cruzeiro foi o grande campeão da Copa do Brasil de 2017 se igualando ao Grêmio em número de conquistas. A competição começou com 80 times e depois de três fases sobraram 10 equipes e os destaques ficaram por conta das eliminações do São Paulo e do Corinthians. Nas oitavas entraram os times que disputavam a Libertadores e o Cruzeiro foi o único que não jogou a competição e avançou. Nas semifinais o Flamengo eliminou o Botafogo no jogo da volta no Maracanã enquanto o Cruzeiro despachou o Grêmio nos pênaltis. A decisão foi entre Flamengo e Cruzeiro. No jogo de ida no Maracanã o Flamengo saiu na frente, mas numa falha do goleiro Thiago que bateu roupa o uruguaio Arrascaeta empatou a partida, na volta no Mineirão o jogo terminou 0 x 0 e foi pra decisão nos pênaltis e o goleiro Fábio brilhou ao defender a cobrança de Diego e nos pés de Thiago Neves o Cruzeiro conquistou o título.

Os campeões que buscam um lugar ao sol



Operário fez história ao vencer a Série D e CSA conquista a Série C em ano de muita luta dentro de campo

A Série D foi conquistada pelo Operário do Paraná que conquistou seu primeiro título nacional ao golear na decisão o Globo do Rio Grande do Norte. As duas equipes mais o Atlético Acreano e o Juazeirense subiram pra Série C de 2018. Os times de Brasília mais uma vez ficaram no caminho. O Luziânia ficou na primeira fase e o Ceilândia caiu na segunda fase diante do Comercial do Mato Grosso do Sul. Na Série C os times do Nordeste fizeram a festa com o CSA das Alagoas sendo o campeão. O Mutange venceu o Fortaleza na partida de ida e segurou o 0 x 0 no jogo da volta. O Leão do Pici depois de oito anos voltará a jogar a Série B acabando com a maldição das quartas. Além do Fortaleza o Sampaio Correa que havia sido rebaixado no ano passado e o São Bento de Sorocaba subiram pra Série B.

Internacional sobe sem brilho e vê Coelho ser campeão na Série B




Internacional subiu depois de passar um ano no purgatório, mas o título ficou com o América

Na Série B o Internacional não ficou com o título, mas conseguiu subir e está de volta á elite do futebol nacional. O Colorado teve um começo titubeante, demitiu o técnico Antônio Carlos Zago e trouxe Guto Ferreira pra comandar o time que embalou e seguiu tranquilo, mas nas rodadas finais o time deixou escapar a liderança e o acesso veio com o empate sem gols contra o Oeste em Barueri. O título ficou com o América Mineiro que venceu na última rodada o CRB com gol do zagueiro Rafael Lima que era jogador da Chapecoense e não esteve no voo fatídico. O Coelho e o Inter sobem um ano depois de serem rebaixados e terão a companhia de Ceará e Paraná. O Vozão retorna seis anos depois enquanto o Paraná volta a jogar a Série A dez anos depois. Foram rebaixadas as equipes do Luverdense, ABC e dois times de Pernambuco: o Náutico e o Santa Cruz.

Um ano pra festejar a vida e o renascimento da Chape




A reconstrução em três atos: campeã estadual, a volta dos sobreviventes à campo e a classificação pra Pré Libertadores num ano em que superou com todas as forças o trauma da tragédia

2017 para o torcedor da Chapecoense ficará marcado como o ano da reconstrução de um time. Com suas próprias forças a Chape fez muito mais que o seu torcedor esperava no ano e com um time reconstruído do zero chegou à Libertadores. O ano da equipe começou com um amistoso contra o Palmeiras e o empate por 2 x 2, depois veio o Estadual conquistado em cima do Avaí. Na Libertadores o time cometeu um erro com o jogador Luís Otávio que havia sido suspenso por dois jogos e a Chape perdeu os pontos da vitória contra o Lanús e foi pra Sul Americana onde foi eliminada pelo Flamengo. Mas o grande momento do ano foi o tão sonhado jogo contra o Nacional da Colômbia pela Recopa Sul Americana. Claro que rolou o sentimento e as lembranças do trágico acidente e no primeiro jogo em Chapecó a torcida retribuiu ao time colombiano todo o apoio dado naqueles dias da tragédia e a Chape venceu, na volta mais homenagens só que o Nacional goleou por 4 x 1 e ficou com o título. A equipe fez dois amistosos contra Milan e Barcelona perdendo ambos e no Brasileirão o time conseguiu a vaga pra próxima Libertadores na fase de pré libertadores na última rodada com vitória diante do Coritiba. Para os sobreviventes da tragédia foi um ano mais que importante nas suas vidas. O lateral Alan Ruschel voltou a jogar, o zagueiro Neto passou o ano aprimorando a condição física e o goleiro Jakson Folmann se casou. O jornalista Rafael Henzel seguiu firme e forte na Rádio Oeste Capital e no jogo que deu a classificação à Chape para a Libertadores chorou emocionado ao narrar o gol de Túlio de Melo.

Corinthians pinta o Brasil de sete 


Corinthians chega ao sétimo título nacional e se consolida como o melhor na era dos pontos corridos

De quarta força à melhor time do Brasil pela sétima vez. O Sport Club Corinthians Paulista se sagrou heptacampeão brasileiro e o melhor time na era dos pontos corridos. A campanha ficou marcada pelo fantástico primeiro turno onde não perdeu nenhum jogo. Foram 21 vitórias, 9 empates e 8 derrotas em 38 jogos disputados marcando 50 gols e sofrendo 30.

O Brasileirão classificaria de início seis times, mas depois virou G7 e no fim G8. O Timão assumiu a ponta na quinta rodada e não largou mais do topo da tabela, isso graças ao primeiro turno irrepreensível onde ganhou 14 e empatou 5. É o mais espetacular desempenho de um time num primeiro turno desde a implantação do formato de pontos corridos, mas no começo do segundo turno o Timão perde dois jogos em casa e dá chance aos adversários encostarem, só que os rivais não aproveitam os vacilos. Um deles era o Grêmio que esteve boa parte do tempo voltado pra Libertadores, o Palmeiras também chegou a ameaçar inclusive na reta final e poderia ter assumido a liderança, mas no clássico disputado em 5 de novembro o Timão venceu por 3 x 2. O título veio na 35ª rodada diante de sua torcida que lotou a Arena de Itaquera, só que o Fluminense saiu na frente esfriando o ânimo da torcida, mas no segundo tempo três minutos bastaram pro Timão decidir a parada com dois gols de Jô e Jadson fechou com um golaço a campanha vitoriosa.



Dois pilares do título: Jô, artilheiro que reencontrou com o gol e no banco Fábio Carille conduziu o time ganhando dois títulos no ano

Como destaques do time campeão brilharam o zagueiro Balbuena, os laterais Fagner e Guilherme Arana, o meio campo Rodriguinho e na frente Jô garantia com seus gols, ás vezes polêmicos como no jogo contra o Vasco no segundo turno quando marcou supostamente com a mão. Ele acaba de ser vendido para o futebol japonês onde irá jogar no Nagoya Grampus. No banco o comandante da conquista Fábio Carille que em apenas um ano conquistou dois títulos se tornando a grande revelação entre os técnicos nesta temporada. O Palmeiras ficou com o vice campeonato seguidos do Santos, Grêmio, Cruzeiro e Flamengo que se classificaram pra fase de grupos da Libertadores. Vasco e Chapecoense foram pra pré libertadores.


Rogério Ceni fracassou no São Paulo e foi demitido, mas o time se salvou com sobras

Pro torcedor do São Paulo 2017 não vai deixar saudades ainda mais com a campanha decepcionante no campeonato. O time começou o ano apostando no ídolo maior Rogério Ceni para dirigir o time, mas pesou a falta de experiência e Ceni deixou o clube em julho perto da zona de rebaixamento. Dorival Júnior que havia sido demitido do Santos assumiu o comando e o time passou 14 rodadas na zona de rebaixamento, mas saiu do sufoco graças ao Profeta Hernanes que liderou o time na recuperação até as rodadas finais quando o time havia se livrado de vez sonhando com a Libertadores, mas o time terá de se contentar com a Sul Americana terminando em 13º lugar.

Durante o campeonato houve 23 trocas de técnico e Corinthians (Fábio Carille), Grêmio (Renato Gaúcho), Cruzeiro (Mano Menezes), Botafogo (Jair Ventura que ano que vem dirige o Santos) e Avaí (Claudinei Oliveira) não trocaram de técnico durante o campeonato. Foram rebaixados os times do Coritiba que vivia na corda bamba nos últimos anos lutando pra não cair, mas este ano não se segurou, o Avaí, a Ponte Preta que teve seu estádio interditado por cinco jogos devido à invasão de campo após a virada contra o Vitória e o Atlético Goianiense que apenas uma vez ficou fora do Z4, mas passou 32 rodadas segurando a lanterna. Jô e Henrique Dourado (Fluminense) foram os artilheiros do campeonato com 18 gols cada.

A corrupção no futebol começa a ser punida

O presidente da CBF, Marco Polo Del Nero


Prisão de José Maria Marin e banimento de Marco Polo del Nero mostra que a CBF precisa urgentemente ser passada à limpo

A corrupção na FIFA começou a ser julgada em 2017 e aos poucos a podridão começa a ser exposta. Em novembro durante depoimento no FBI o ex- diretor da Torneos y Competencias Alejandro Buzarco detalhou como funcionava o esquema de compra dos direitos de transmissão dos eventos com pagamento de propinas e afirmando que quem tomava as decisões era Marco Polo del Nero, o então presidente da CBF que não pode viajar para fora do país. No dia 15 de dezembro a FIFA suspendeu por 90 dias Marco Polo del Nero banindo - o de todas as atividades relacionadas ao futebol. Ontem o ex- presidente José Maria Marin foi condenado em seis das sete ações contra ele sendo inocentado em apenas uma acusação, de lavagem de dinheiro.

A retrospectiva faz uma pausa pro Natal e volta na terça falando de Copa do Mundo. Vamos relembrar a caminhada das eliminatórias e o sorteio dos grupos.

Postar um comentário

2 Comentários

Patryck Leal disse…
Se puder coloca a retrospectiva lá no FC Gols.
Abraços.
Kleber Nunes disse…
Claro que colocarei, aliás será o sexto ano colaborando com o FC Gols e estará a partir de quarta feira.