O Mês em Resumo: Petrolão faz novas vítimas, sonda pousa em cometa, reformulação no CQC, Hamilton bi da F1, Minas mandando no futebol e adeus à Márcio Thomaz Bastos, Adib Jatene e Roberto Bolaños

O quadro O Mês em Resumo traz os principais fatos de novembro.


O Petrolão fez novas vítimas. Em novembro o escândalo da Petrobras levou mais de 85 pessoas à cadeia, dentre eles representantes das empreiteiras e o ex- diretor da empresa Renato Duque, considerado o elo do PT no esquema.


Depois de ser reeleita Dilma Rousseff iniciou a montagem da nova equipe econômica que vai comandar a economia do país em seu segundo mandato. O novo ministro da Fazenda será Joaquim Levy, um especialista em gastos públicos. Para o mercado a escolha foi um sinal de alento, pois o Brasil cresceu pouco e pode fechar o ano com PIB abaixo de 1%. A reforma ministerial ainda teve a saída de Marta Suplicy da pasta da Cultura.


Já a oposição iniciou o contra ataque. Depois da campanha eleitoral Aécio Neves voltou com tudo e em discurso inflamado no Senado prometeu fazer uma oposição rigorosa, coisa que não teve nos quatro governos do PT.


O Enem mais uma vez vira caso de polícia. O exame teve mais de 1000 candidatos eliminados por fraude, uma estudante morreu e mais uma vez vazou o tema da redação. Quando é que o Enem terá credibilidade?


No dia 4 um desequilibrado tentou invadir o Palácio do Buriti, não satisfeito fez uma mulher como refém e durante 45 minutos a ameaçou, mas ele acabou sendo preso.


Barack Obama sofre uma grande derrota faltando dois anos para encerrar seu mandato. O Partido Republicano conquista a maioria das cadeiras no Senado e na Câmara. Só que ele resolveu enfrentar o Congresso ao anistiar 5 milhões de imigrantes ilegais.


A cidade americana de Ferguson voltou a ficar agitada. O policial Darren Wilson que atirou e matou o jovem negro Michael Brown não irá à julgamento. O fato gerou novos protestos e revolta da população.


A sonda Rosetta pousou no cometa 67P através do módulo Philae. A viagem foi considerada um sucesso e um grande passo no ramo da astronomia. Foram dez anos de viagem a uma velocidade de 55 mil km/h.


O CQC passa por uma reformulação geral com as saídas de Oscar Filho, Felipe Andreoli, Dani Calabresa e Marcelo Tas que deixará o programa no fim deste ano. Ele foi substituído por Ana Paula Padrão no programa do dia 17. Quem vai assumir o posto de Tas será o ator Dan Stulbach. Em 2015 o programa deverá ter de volta os humoristas Rafael Cortez, que deixa a Record e Rafinha Bastos.


Falando em Record o apresentador César Filho vai assumir o remodelado Programa da Tarde em 2015. César deixou o SBT onde apresentava o Notícias da Manhã que passou a ser comandado por Neila Medeiros. Na Globo as mudanças no jornalismo surtem efeito: Renata Vasconcellos assume o Jornal Nacional e Poliana Abritta estreia no Fantástico, mas o fato mais comentado é sua tatuagem na perna direita que virou assunto nas redes sociais. Já Sandra Annemberg sofreu um acidente doméstico enquanto fazia ginástica e o peso atingiu seu rosto. Ela teve 30 pontos, mas não aparece a cicatriz por conta da maquiagem.


O inglês Lewis Hamilton conquista o bicampeonato mundial de Fórmula 1 ao vencer a última corrida da temporada em Abu Dhabi coroando o ano de sucesso da Mercedes. O brasileiro Felipe Massa brilha nas duas provas finais subindo ao pódio com um terceiro em Interlagos e segundo em Abu Dhabi. E o Brasil terá novamente dois pilotos na categoria máxima. O brasiliense Felipe Nasr assina contrato e vai correr na Sauber no próximo ano.


Na NASCAR o campeão da Sprint Cup é Kevin Harvick que vence a prova decisiva em Homestead e celebra seu primeiro título na divisão principal. Na Nationwide o campeão é Chase Elliott e na Truck Series Matt Crafton levou o bicampeonato.


Rubens Barrichello quebrou um jejum de 23 anos e levou o título da Stock Car com apenas duas temporadas. Aos 42 anos o ex- piloto de Fórmula 1 volta a brilhar no cenário automobilístico.



Minas Gerais domina o futebol do Brasil. Os dois principais clubes festejaram títulos importantes. O Cruzeiro conquista com duas rodadas de antecipação o tetracampeonato brasileiro ao vencer o Goiás no Mineirão, três dias depois o Atlético Mineiro conquista o título da Copa do Brasil numa campanha feita na base da superação. Na Série B o título é do Joinville com o Vasco terminando em terceiro. O Macaé conquista a Série C e o Tombense fica com o título da Série D.


O Rei Pelé passa por duas internações este mês, na primeira ele fica quatro dias por conta de uma intevenção cirúrgica para retirada de cálculos renais. A segunda internação é causada por uma infecção urinária, ele chegou a estar em estado delicado, mas o tratamento com antibióticos fez efeito e o Rei se recupera, felizmente.


Poeta radicado no Mato Grosso, Manoel de Barros unia elementos pantaneiros à questões existenciais. Ganhou dois Prêmios Jabuti de Literatura e lançou mais de 20 livros. Manoel de Barros morre no dia 13 aos 97 anos depois de uma cirurgia de desobstrução do intestino quando teve falência múltipla de órgãos.


Médico cardiologista, o acriano Adib Jatene realizou mais de 20 mil cirurgias cardíacas e foi o pioneiro na cirurgia de pontes de safena. Foi duas vezes ministro da saúde nos governos Collor e FHC e no governo FHC articulou a criação da CPMF, o imposto da saúde que vigorou até 2007. Adib Jatene estava internado desde o dia 22 de setembro quando sofreu um infarto e morre no dia 14 aos 85 anos.


O empresário Samuel Klein nasceu em uma família de judeus e em 1957 fundou a primeira loja das Casas Bahia, a rede de varejo mais popular do país e líder no segmento. Samuel Klein morre em 20 de novembro.


Jurista e advogado, Márcio Thomaz Bastos esteve nos principais momentos da política nos últimos 50 anos, liderou a OAB nas Diretas Já e foi advogado de vários casos, como o Mensalão e defendeu clientes como Chico Mendes e Roger Abdelmassih. Foi ministro da Justiça no primeiro mandato do ex- presidente Lula e depois de sair do governo continuou na advocacia. Márcio Thomaz Bastos morre no dia 20 aos 79 anos devido à complicações pulmonares.


Roberto Gomes Bolaños com seu humor infantil fez sucesso no mundo todo graças à suas criações: Chesperito, Chapolin e Chaves. Chegou a cursar engenharia, mas não exerceu a profissão. Nos últimos meses com a saúde frágil apareceu pouco em público. Os fãs choraram sua morte no dia 28 aos 85 anos.

Também morreram este mês a escritora P.D James, o ex-prefeito Marion Barry que foi quatro vezes prefeito de Washington e que foi detido ao fumar crack, o professor marxista Leandro Konder, o cineasta Mike Nichols, ganhador do Oscar de melhor filme com A Primeira Noite de um Homem (1966), a dubladora Maralise Tartarine, a voz da zebrinha do Fantástico e a Duquesa de Alba, a aristocrata de mais títulos de nobreza no mundo.

Em dezembro a retrospectiva mensal dos fatos do último mês do ano.

Postar um comentário

1 Comentários

Anônimo disse…
chavinho nos deixou. Triste...
André San - www.tele-visao.zip.net