Top 5: O futuro da Líbia sem Kadafi e Obama decreta fim da Guerra no Iraque

A semana termina e qual o futuro da Líbia depois da morte do ditador Muammar Kadafi ao mesmo tempo em que os Estados Unidos anunciam o fim da Guerra no Iraque depois de nove anos.


1 - Líbia: A ONU e a viúva do ditador morto cobram uma investigação para apurar se houve execução sumária logo após a captura. O corpo de Kadafi segue mantido num freezer em Misrata com as marcas dos tiros que puseram fim à mais de 40 anos de ditadura.


2 - ETA: O Grupo separatista da Espanha anunciou nesta semana o fim da luta armada depois de quase meio século de existência, onde mais de 800 pessoas já morreram. Em anúncio, o grupo que luta pela independência do País Basco propõe um diálogo com a Espanha e a França.


3 - Guerra no Iraque: Em anúncio nesta sexta, o presidente americano Barack Obama anunciou que as tropas americanas vão se retirar do Iraque até o final deste ano. A Guerra do Iraque começou em 2003 no governo de George W. Bush, dividiu a população, deu prejuízo de mais de US$ 1 trilhão e mais de 4 mil soldados americanos já morreram em combate.


4 - Lixo Hospitalar: Toneladas de lençóis, tolhas, fronhas e pijamas sujos vindos dos Estados Unidos foram encontrados em contêineres apreendidos em Pernambuco nas últimas semanas. O ministro da Saúde Alexandre Padilha disse que não permitirá a importação de lixo hospitalar;


5 - Tragédia de Las Vegas: O acidente com 15 carros que matou o inglês Dan Wheldon fechou de forma triste a temporada da Fórmula Indy deixando em segundo plano o título do escocês Dario Franchitti. Wheldon foi o oitavo piloto a perder a vida nas pistas nos últimos 20 anos. Ele desenvolvia o carro do próximo ano que foi batizado com o seu nome.

A frase da semana é o registro histórico da queda de Kadafi,encontrado em um duto de esgoto minutos antes de ser capturado e morto pelos insurgentes:

" Aqui morreu o rato"

Sexta que vem tem mais.

Postar um comentário

0 Comentários